Os profissionais cumprirão jornada mínima de 25 horas semanais, conforme edital nº 14/2022.
O documento não informa a remuneração, mas disponibiliza um simulador de cálculo no qual basta inserir nome do município e carga horária para saber o valor do salário.
As oportunidades estão distribuídas entre 18 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
IBGE: inscrições gratuitas e presenciais
Interessados terão somente cinco dias para se candidatar (entre 28 de julho e 1º de agosto de 2022) diretamente em um dos postos de inscrição relacionados no anexo I do documento completo, com a entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido.
“Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação”, pontua o edital. Documentação original ou fotocópia autenticada serão exigidas no momento da contratação.
Edital IBGE: vagas, ganhos e requisitos
“A jornada de trabalho estipulada para a função de Recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento”, afirma o documento, que destaca também a necessidade de comparecimento do profissional ao posto de coleta nos dias e nos horários estipulados.
Entre as 15 mil vagas temporárias, 1.022 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
As remunerações não são informadas no edital, já que o valor é contabilizado de acordo com a produtividade e o setor censitário.
Para saber o salário que receberá em caso de contratação, o candidato pode acessar o simulador do IBGE, ferramenta que estipula o valor com base no município informado pelo candidato.
Tomando como exemplo a primeira cidade listada em ordem alfabética na relação de vagas por estado (Beruri, no Amazonas) e levando em conta a carga horária mínima exigida, a calculadora de fácil acesso fornece ganhos mensais de R$ 1,5 mil:
A principal atribuição dos profissionais selecionados será coletar em todos os domicílios, presencialmente e/ou por telefone, as informações referentes ao Censo Demográfico 2022.
Os últimos dados populacionais brasileiros datam de 2010, quando o IBGE realizou a pesquisa mais recente.
Processo seletivo IBGE: análise de títulos
Única etapa do certame simplificado, a avaliação curricular levará em conta somente a maior titulação acadêmica apresentada pelo candidato:
- Ensino fundamental completo (antigo 1º grau) – 1 ponto;
- Ensino médio incompleto (antigo 2º grau) – 3 pontos;
- Ensino médio completo (antigo 2º grau) – 5 pontos;
- Ensino superior incompleto (graduação) – 7 pontos;
- Ensino superior completo (graduação) – 10 pontos.
Será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento igual ou superior a um ponto.
A lista completa de municípios de abrangência consta em documento separado, no anexo I do edital.
Aprovados serão convocados, por e-mail ou telefone, para o treinamento do IBGE, que contará com dois momentos: autoinstrução (leitura prévia do Manual do Recenseador) e etapa presencial, com duração de cinco ou seis dias, a depender da localidade.
Saiba mais
O novo certame para contratação de recenseadores é válido por um ano, contado da data de assinatura do primeiro contrato e prorrogável por igual período.
Outras informações sobre o processo seletivo simplificado do IBGE podem ser acessadas no edital completo e anexos ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente ao órgão pelo e-mail: psscenso2022@ibge.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário