A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP - SP) divulgou o edital de concurso público nº 057/2017, com objetivo de suprir 100 vagas no cargo de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I - sexo feminino. Vale ressaltar que a SAP - SP também publicou edital com 934 vagas para o sexo masculino, o qual pode ser acompanhado aqui.
Serão contratadas profissionais de ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e que preencham os outros requisitos estabelecidos no edital. Os contratados cumprirão jornada de 12 horas seguidas, por 36 horas de descanso, dando direito a remuneração inicial de R$ 2.695,88 (vencimento somado à gratificação).
As inscrições serão aceitas pela internet, no endereço eletrônico www.msconcursos.com.br, a partir do dia 23 de maio até 1 de julho de 2017. O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00.
O concurso será composto de prova escrita objetiva, prova de condicionamento físico, teste de aptidão psicológica e comprovação de idoneidade e conduta ilibada com investigação social. A realização da prova objetiva está prevista para o dia 6 de agosto de 2017, nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
Edital e atualizações estão disponíveis na página da MS Concursos e no portal de concursos do Estado de São Paulo (http://www.concursopublico.sp.gov.br).
Dicas de Matemática para provas da SAP: Teoremas de Pitágoras e de Tales
O Teorema de Pitágoras foi e continua sendo muito importante para a evolução da Matemática. Quando pensamos em geometria e trigonometria, tal teorema é sempre lembrado.
Trata-se de um teorema que só pode ser aplicado em um triangulo retângulo, aquele que um ângulo igual a 90°, que chamamos de ângulo reto, conforme a figura:
O lado maior do triangulo retângulo tem o nome de hipotenusa e os dois outros lados menores são os catetos. Segundo o teorema de Pitágoras, a hipotenusa ao quadrado será igual a soma dos catetos ao quadrado, veja o exemplo:
De acordo com o exemplo acima, sendo o valor de a=9 e o valor de b=12, o resultado de c será: c²=9²+12², o que nos traz c²=81+144, então c²=225, c=√225, e logo c=25.
Assim, podemos dizer que o Teorema de Pitágoras só pode ser utilizado com um triângulo retângulo, pois ele será a hipotenusa²=cateto²+cateto².
Teorema de Tales
Usado para a compreensão da proporcionalidade, o Teorema de Tales prevê que retas paralelas e transversais em intersecção formam segmentos proporcionais. O teorema foi criado por Tales de Mileto, defensor da tese de que os raios solares que chegavam até a terra estavam inclinados.
O Teorema de Tales pode ser aplicado em inúmeras situações, como nas que envolvem calculo de distância inacessível, e também em situações de astronomia.
Exemplo:
Então se conclui que AB/BC=A’B’/B’C’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário